• Medidas de comprimento

     

     Sistema Métrico Decimal

        Desde a Antigüidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades padrão. Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza. 

    Foi assim que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia o sistema métrico decimal.


    Unidade padrão: Metro

        A palavra metro vem do grego métron significa “o que mede”. Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.

     

     Múltiplos e Submúltiplos do Metro

        Além da unidade fundamental de comprimento, o metro, existem ainda os seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Observe o quadro:

     

    Múltiplos

    Unidade Fundamental

    Submúltiplos

    Quilômetro

    Hectômetro

    Decâmetro

    Metro

    Decímetro

    Centímetro

    Milímetro

    km

    hm

    dam

    m

    dm

    cm

    mm

    1.000m

    100m

    10m

    1m

    0,1m

    0,01m

    0,001m  

     

        Os múltiplos do metro são utilizados para medir grandes distâncias, enquanto os submúltiplos, para pequenas distâncias. Para medidas milimétricas, em que se exige precisão, utilizamos:

     

         O pé, a polegada, a milha e a jarda são unidades não pertencentes ao sistemas métrico decimal, são utilizadas em países de língua inglesa. Observe as igualdades abaixo:

    Pé                     =        30,48 cm
    Polegada           =        2,54 cm
    Jarda                 =        91,44 cm
    Milha terrestre   =        1.609 m
    Milha marítima   =        1.852 m

     

     

    Observe que:

    1 pé = 12 polegadas

    1 jarda = 3 pés