• Medidas de comprimento

    Sistema Métrico Decimal
    Desde a Antigüidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades padrão. Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza.
    Foi assim que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia o sistema métrico decimal.

    Unidade padrão: Metro
    A palavra metro vem do grego métron significa “o que mede”. Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.

    Múltiplos e Submúltiplos do Metro
    Além da unidade fundamental de comprimento, o metro, existem ainda os seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili.      Transformação de Unidades

        Cada unidade de medida é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

    Então: 1 Km = 10 hm

                1 hm = 10 dam

                1 dam = 10m

    E assim por diante.

     

    Para transformar uma unidade em outra à sua direita, multiplicamos por 10, 100, 1000,…, conforme nos deslocamos uma, duas, três, … unidades à direita.
    Para transformar uma unidade em outra à sua esquerda, dividimos por 10, 100, 1000,…, conforme nos deslocarmos uma, duas, três, … unidades à esquerda.
     

 

 

 

Comprimento da Circunferência

 

Dividindo o comprimento de uma circunferência (C) pela medida  do  seu diâmetro (D), encontramos sempre um valor aproximadamente igual a 3,14.